Na última sexta-feira, 22, as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Montenegro 100% SUS estiveram participando da apresentação dos resultados do estudo “UTI Visitas”, em Brasília.
O projeto é conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre com o patrocínio do Ministério da Saúde via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e o apoio da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).
Uma das suas principais ações é a implementação e a avaliação do modelo de visitação familiar ampliada nas Unidades de Terapia Intensiva. Ao total 36 UTIs de hospitais das cinco regiões brasileiras participaram do estudo, para construção de um modelo de visita na UTI onde o principal objetivo é o processo de humanização e segurança do paciente.
A presença de familiares junto ao paciente durante a internação na UTI é extremamente importante. A visita ampliada tem se mostrado benéfica tanto para o paciente como para sua família. Este estudo tem o objetivo de tornar o atendimento mais humanizado e centrado no paciente e na família.
A partir do estudo, a UTI do Hospital Montenegro 100% SUS aderiu ao modelo de visita ampliada, que ocorre das 9h às 17h, no qual, o familiar pode ficar com seu ente querido como acompanhante dentro da unidade.
Assim a Unidade de Terapia Intensiva agradece a todos profissionais envolvidos de no desenvolvimento do projeto, pois cada um foi responsável pela sua concretização deste. Um agradecimento a nossa Mantenedora OASE, Direção Administrativa, médicos, secretárias administrativas, recepção, psicólogos, higienização, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, hotelaria e costura, manutenção, nutrição, fonoaudiologia.