O Hospital Montenegro 100% SUS foi um dos primeiros hospitais a oferecer o atendimento de Medicina Hospitalar no Brasil, prestando serviço a região do Vale do Caí desde 5 de novembro de 2012.
A Medicina Hospitalar é um modelo médico assistencial que presta atendimento integral ao paciente durante toda a internação, ou seja, um atendimento de qualidade que leva a satisfação do paciente com menor custo para a Instituição.
Atualmente a Instituição atua com 6 equipes multidisciplinares de Medicina Hospitalar, responsáveis pelo atendimento dos pacientes, durante todos os dias da semana, garantindo mais segurança e satisfação ao paciente e gerando uma diminuição na taxa de reinternação.
Além do atendimento ao paciente, os médicos hospitalistas se envolvem em atividades extra assistenciais, como comissões internas, treinamentos e avaliação dos dados. Levando a um constante aperfeiçoamento do tratamento dos pacientes, segundo a necessidade identificada, em um processo onde o médico atua ativamente na gestão do Hospital. Segundo o Diretor Técnico do Hospital Montenegro 100% SUS, Jean Ernandorena “as palavras chaves no atendimento de Medicina Hospitalar são satisfação e resolubilidade”.