O mês de dezembro é o mês de conscientização sobre HIV e AIDS
O mês de dezembro é dedicado a conscientização sobre HIV e AIDS e o Hospital Montenegro 100% SUS e sua Mantenedora OASE apoiam essa causa.
A Aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, conhecida também por “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, causada pelo HIV. Este vírus ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções. Porém apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS continua sendo uma preocupação para os brasileiros, assim, o Governo Federal lançou a alguns anos a campanha Dezembro Vermelho, para conscientizar sobre o combate à Aids.
Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
Sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral;
De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Os primeiros sintomas da doença podem ser tão leves que frequentemente são confundidos com um mal-estar passageiro. Mesmo quando se manifestam com mais intensidade, podem ser interpretados como os sintomas de uma virose. Por isso é importante fazer o teste que permite a verificação da infecção. Os sintomas mais comuns são: febre constante, manchas na pele, calafrios, diarreia constante e perda de peso. Para se proteger basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.
Em caso de dúvidas ou sintomas procure o seu médico!