O mês de setembro é dedicado a conscientização sobre a doação de órgãos e o Hospital Montenegro 100% SUS e a sua Mantenedora OASE apoiam essa causa.
O HM possui a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), formada por uma equipe multidisciplinar que centraliza os assuntos referentes a doação de órgãos no âmbito de cada hospital onde são feitas captações. Além disso, tem um papel importante na Instituição e na comunidade estimulando a disseminação do conhecimento sobre o assunto a partir da educação continuada, trabalhando diretamente vinculada a Central Estadual de Transplantes.
Dessa forma, a informação, conhecimento, e a credibilidade do processo de doação de órgãos, são as condições em que uma família vai tomar a decisão da doação. Um aspecto prioritário em qualquer momento é o acolhimento. Sendo necessário que a família tenha confiança nas equipes e nos processos envolvidos na saúde de seu familiar, estes precisam ter clareza de que todas as informações são transmitidas de forma dedicada a seu entendimento e que as pessoas que estão lhe comunicando, tanto sobre a perda como sobre a possibilidade de doação de órgãos, se importam prioritariamente com a sua dor.
No ano de 2018 o Hospital Montenegro 100% SUS, realizou 5 captações de órgãos que beneficiaram 9 pacientes, que aguardavam em lista de espera. Já em 2019 foram realizadas 2 captações de órgãos beneficiando 7 pacientes. É uma satisfação imensa para a Instituição, a participação e o envolvimento num processo que é tão sério, tão complexo e tão importante.
Seja um doador de órgãos! Comunique a sua família.