Durante o mês de setembro alusivo a conscientização sobre a doação de órgãos a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), composta por membros do Hospital Montenegro 100% SUS participou de diversas atividades.
No dia 25 de setembro, representantes da CIHDOTT participaram de um café da manhã com a imprensa organizado pela Fundação E Carta, parceira da Instituição desde 2017. Nesta ocasião o presidente da Fundação e a coordenadora do projeto Cultura Doadora apresentaram a equipe da CIHDOTT para os convidados e fizemos um relato sobre a história da comissão e o trabalho desde sua formação.
Ainda no dia 25 representantes da CIHDOTT estiveram no Grand Round Interativo no Hospital de Clínicas de Porto Alegre com o tema “Doação e Transplantes de Órgãos – E se fosse com você?”. Durante o evento foram contextualizados e debatidos os principais aspectos da doação de órgãos e de transplantes no Rio Grande do Sul e no país, além disso, ocorreram depoimentos de pacientes transplantados e de famílias doadoras.
Já no dia 26 de setembro membros da CIHDOTT estiveram acompanhando a coordenadora do Projeto Cultura doadora, Glaci Borges, na programação do Dia do Idoso no Município de Brochier. E durante a tarde Glaci esteve no Hospital Montenegro 100% SUS realizando palestra para os colaboradores da Instituição. No momento ainda estiveram presentes uma paciente transplantada renal e a secretária de saúde d Município de Brochier, que vem apoiando a causa da doação de órgãos na nossa região.
No dia 27 os membros da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HM estiveram apresentando o trabalho da comissão e a história desde a implantação destacando a mudança a partir de 2017, quando o índice de doações era zero, passando para mais de 60% no ano seguinte. O evento fez parte da aula do Curso de Extensão da UFRGS intitulado “Vida em Jogo- Transplante de órgãos e Tecidos e a partilha da vida”
Ainda no dia 27 a equipe esteve em um jantar oferecido pela fundação E Carta a profissionais e pessoas envolvidas com a causa da doação de órgãos, o evento fez parte do fechamento das atividades da semana em que se marca o dia nacional da doação de órgãos.